Paula Ramos 02/04/2024
As portas do Gray Sloan Memorial Hospital continuarão abertas. A ABC anunciou hoje a renovação de Grey’s Anatomy para a 21ª temporada. A informação foi confirmada pelo Deadline.
Três semanas após o início de sua nova temporada, Grey’s Anatomy tem uma média de 3,5 milhões de espectadores no total e 0,5 classificação, melhorando os números da 19ª temporada. Criado pela renomada Shonda Rhimes, Grey’s Anatomy foi um sucesso inesperado quando estreou em 2005. Nas décadas que se seguiram, resistiu a inúmeras mudanças de equipe, tanto na tela quanto nos bastidores.
A 19ª temporada viu a protagonista Ellen Pompeo (também conhecida como Meredith Grey) sair do elenco regular, deixando Chandra Wilson (Miranda Bailey) e James Pickens Jr. A 19ª temporada também marcou a saída da showrunner Krista Vernoff, que passou as rédeas à produtora executiva Meg Marinis na 20ª temporada. Grey’s é o drama médico do horário nobre mais antigo da história da TV, um marco alcançado em 2019. É também a série do horário nobre mais antiga da história da rede.
Grey’s Anatomy vai ao ar às quintas-feiras às 21h/20h nos Estados Unidos. A série continua estando em uma categoria à parte, conseguindo uma renovação para a 21ª temporada e contando com um público extremamente fiel mesmo após duas décadas. Segundo rumores, a 21ª temporada deverá consistir em 18 episódios, o que será superior a temporada anterior.
A renovação antecipada é uma prova da capacidade do seriado de se reinventar e permanecer relevante mesmo com sua protagonista, Ellen Pompeo, não estando na tela em tempo integral, quando um novo grupo de estagiários foi apresentado na última temporada. Pompeo continua recorrente, além de atuar como produtora executivo e fazer a narração que abre e fecha cada episódio.
A escolha também é um voto de confiança para a veterana de Grey’s Anatomy, Meg Marinis, que assumiu as rédeas como a nova showrunner da série criada por Shonda Rhimes para a 20ª temporada.
“A lealdade e o amor dos fãs de Grey’s Anatomy nos impulsionaram para uma histórica 21ª temporada, e eu não poderia estar mais grata”, disse Rhimes. “A narrativa de Meg Marinis é um presente que continua a manter a série vibrante, atraente e viva, e mal posso esperar para ver o que ela tem reservado para a próxima temporada.”
Como acontece com qualquer série de longa duração, o próximo passo após a renovação é garantir novos contratos para membros veteranos do elenco. O grupo inclui os dois membros restantes do elenco original de Grey’s Anatomy, Chandra Wilson (Bailey), que também é co-produtora executivo, e James Pickens Jr. (Richard), bem como Kevin McKidd (Owen), Kim Raver (Teddy), Camilla Luddington (Jo) e Caterina Scorsone (Amélia).
Ressaltando a importância de Grey’s Anatomy para a marca Disney, a biblioteca da série se tornou a peça central do recente lançamento da empresa de sua experiência de aplicativo único, com o Hulu como o único streamer a oferecer toda a série do drama médico. O streaming conta com a disponibilidade de todos os episódios da 20ª temporada atual junto com as 19 temporadas anteriores, compartilhadas com a Netflix.
“Ainda temos histórias para contar”, disse Marinis ao Deadline no mês passado, quando questionado se Grey’s Anatomy poderia ir além da 20ª temporada. “Recebemos um enorme apoio do estúdio, da rede e de Shondaland. Então vou continuar até que me digam para largar essa caneta.”
A saída de Ellen Pompeo chocou a todos. Na época, a atriz disse que estava “eternamente grata e humilde pelo amor e apoio” que os fãs demonstraram por ela e sua personagem Meredith Gray por 19 temporadas. Ela ainda garantiu: “você sabe que o show deve continuar e com certeza voltarei para visitar”.
Conforme o Deadline revelou em agosto , Pompeo estava reduzindo sua presença na tela em Grey’s Anatomy para oito episódios. Sua despedida em 23 de fevereiro como membro do elenco principal, no episódio intitulado “I’ll Follow the Sun” e escrito pela produtora executiva e showrunner da série, Krista Vernoff. Pompeo continuou sendo produtora executiva e também continua fazendo a narração de todos os episódios.
Grey’s Anatomy retornou para sua 20ª temporada em 14 de março nos EUA, pela emissora ABC. Por enquanto, não há data confirmada para a transmissão dos novos episódios no Brasil.