Paula Ramos 09/04/2024
Já se passaram cinco anos desde que vimos Robert Downey Jr. usar a Manopla do Infinito pela última vez. Tony Stark se sacrificou em Vingadores: Ultimato e desde então, o Universo Cinematográfico Marvel nunca mais foi o mesmo.
As produções recentes receberam fortes críticas do público, que continua esperando algo no mesmo nível de Ultimato e Guerra Infinita.
Há quem acredite que Deadpool 3 trará a tal aguardada produção da Marvel que irá mudar tudo o que vem acontecendo recentemente. Kevin Feige chegou a confirmar que o filme de Ryan Reynolds é o mais importante da nova fase do MCU, mas tudo ainda é uma grande incógnita.
Uma outra teoria envolveria aquilo que os fãs acreditam ser a única opção para salvar o Universo Marvel: voltar as origens.
Embora Robert Downey Jr. esteja firmemente na próxima fase de sua vida profissional, com seu papel em Oppenheimer lhe rendendo o primeiro Oscar de sua carreira, o ator nunca deixou de esconder seu carinho pelos dias que viveu com a armadura de Tony Stark.
Durante o novo episódio de “Explain This”, da Esquire, o ator falou sobre as amizades que fez durante sua gestão na Marvel.
“Acredito que a experiência da Marvel criou relacionamentos muito unidos porque isso nunca tinha sido feito antes – criar um universo cinematográfico. E todos precisavam ganhar pontos no jogo de tabuleiro. Cada franquia, isso e aquilo, precisava funcionar e ter sucesso, e houve um período específico de dez anos em que isso teve esse efeito quântico.”
Enquanto estrelava como Tony Stark, Robert Downey Jr. trabalhou ao lado de um elenco brilhante, que incluía Gwyneth Paltrow, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch, Brie Larson, Don Cheadle e muitos outros.
Embora o elenco obviamente tivesse agendas ocupadas na época, Downey relembrou de uma refeição que fizeram juntos:
“Lembro-me de um jantar, quando estava filmando em Atlanta na época de Guerra Infinita. Foi uma das últimas vezes que conseguimos reunir todos das franquias, e lembro que foi uma noite especial.”
Quando perguntado sobre uma nova reunião, mas dessa vez nas grandes telas, Robert Downey Jr. admitiu que retornaria “feliz” à franquia Marvel se os deuses do MCU permitissem.
“É uma parte integrante do meu DNA. Esse papel me escolheu. E olha, eu sempre digo: ‘Nunca, jamais, aposte contra Kevin Feige. É uma aposta perdida. Ele é a casa. Ele sempre vencerá. ”
O ator não comentou se Kevin Feige já está planejando algo para o futuro, mas os fãs acreditam que os Vingadores Originais retornarão em algum momento no futuro. Até agora, Tony Stark, Natasha Romanoff e Steve Rogers já se despediram do MCU, deixando Thor, Bruce Banner e Clint Barton entre os restantes.
Há meses que relatos estão circulando pela internet sobre que tipo de medidas corretivas a Marvel Studios está tomando com a franquia MCU – e o nome de Robert Downey Jr. foi mencionado mais de uma vez. Havia rumores de que o Homem de Ferro e a Viúva Negra de estariam retornando de alguma forma, mas isso nunca chegou a ser confirmado.
Tais boatos pareciam coincidir com o retorno do CEO da Disney, Bob Iger, e sua estratégia declarada de trazer o MCU de volta.
O atual arco de história da Saga Multiverso no MCU promete se dirigir para um destino climático, algo que seja uma mínima versão do evento Guerras Secretas da Marvel nos quadrinhos. Estamos falando de uma ocasião que reúne heróis de diferentes realidades e/ou partes de seus mundos para uma batalha monumental.
Os fãs (e Kevin Feige) estão avaliando como o final da Saga Multiverso pode esperar se igualar à epopeia de Vingadores: Ultimato.
Ao invés de tentar superar um marco clássico no cinema, a melhor aposta da Marvel Studios pode ser reacender essa nostalgia trazendo de volta seu clássico esquadrão dos Vingadores – ou introduzindo algumas versões variantes deles, desde que Robert Downey Jr. esteja estre os nomes escolhidos.
Com o passar do tempo, fica mais claro que Downey não apoiou tanto a morte do Homem de Ferro como alguns fãs podem ter pensado.