entrepay-logo
Search Icon

Animes

Gabriela França 08/03/2024

Dragon Ball: Morre Akira Toriyama, criador da franquia

A morte aconteceu no primeiro dia de março, devido a um coágulo de sangue no cérebro.

 

Nesta sexta-feira, 8, recebemos uma triste e inesperada notícia. O criador do mangá e anime ‘Dragon Ball’, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos, no primeiro dia de março, mas a notícia só foi divulgada pelo estúdio de criação nesta sexta-feira. A causa da morte foi um hematoma subdural, causado por um trauma na cabeça, muito provavelmente, advindo de um acidente. Uma lástima, pois o artista tinha trabalhos em andamento e deixou muitos fãs em luto.

 

Quem foi o criador de Dragon Ball em vida 

 

Akira Toriyama nasceu em 1955, na cidade de Kiyosu, interior do Japão. Começou a desenhar mangás ainda jovem, aos 23 anos, quando enviou um conto para a Weekly Shonen Jump. 

Seu nome é mundialmente conhecido pelo talento em dar vida à franquia de ‘Dragon Ball’, inspirada em um clássico romance chinês, ‘Jornada ao Oeste’, onde acompanhamos Goku em busca das esferas do dragão.

 

Seu legado entre os mangás

 

O legado de Toriyama foi muito maior do que pensamos! Considerado um dos maiores escritores de mangá da história, sempre escreveu direcionado para a comédia. Ele criou obras como a querida ‘Dr. Slump’, que fez sucesso entre as crianças dos anos 80 e 90, e ‘Sand Land’, que conta as aventuras de Beelzebub, o príncipe dos demônios, em sua jornada em busca do Lago Fantasma.

Além disso, ele criou artes para jogos. Em 1986, trabalhou em ‘Dragon Quest’, que virou febre no Japão. Continuou seu trabalho criando animações, monstros e personagens épicos para os games. Trabalhou em ‘Chrono Trigger’, lançado em 1995, o RPG que segue um grupo de aventureiros que viajam no tempo para evitar uma catástrofe global. O jogo foi um grande sucesso comercial e de crítica, provando que ele merecia o título de um dos melhores artistas da história.

 

Inspiração para próximas gerações

 

Sem Akira, não teríamos nem ‘One Piece’ e muito menos ‘Naruto’. Kishimoto, criador de ‘Naruto’ , já revelou que a paleta de cores do querido menino da aldeia da folha foi inspirada nas cores de Goku, como homenagem ao seu ídolo. Em outro relato emocionante, Oda, o grande mangaka, autor de ‘One Piece’, disse que começou a desenhar para que um dia fosse elogiado por Toriyama-san. Eles deixaram mensagens lindas de homenagens.

 

Algumas mensagens deixadas para Akira em suas redes

 

Eiichiro Oda

 

Foi muito cedo. O buraco vazio deixado é imenso. Pensar que nunca mais nos encontraremos me enche de tristeza. Admiro você desde criança, e lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Kishimoto-san no caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra ‘amigo’ para se referir a nós”.

 

Masashi Kishimoto

 

Em looonga carta aberta, Kishimoto homenageou o professor. Confira trechos:

“Para ser sincero, não sei o que ou como escrever sobre isso, assim de repente. Porém, por enquanto, gostaria de compartilhar meus pensamentos e sentimentos sobre Toriyama-sensei, algo que gostaria que ele tivesse me perguntado algum dia.”

Em seguida, relembra como foi sua infância com ‘Dr. Slump’ e ‘Dragon Ball’, sempre ao seu lado, mesmo em dias ruins. Em outra fase, já como universitário, sentiu um vazio com a finalização da história de Son Goku, mas também foi quando mais entendeu a grandeza do professor que criou a história.

Foi quando teve mais certeza que queria criar trabalhos como os seus e seguir seus passos de perto, demonstrando gratidão.

“Peço desculpas pelo transtorno, mas gostaria de expressar minha gratidão ao professor. Para mim, ele era o deus da salvação e deus do mangá”

Ainda relembrou quando conheceu seu ídolo e todo o nervosismo que não o deixou expressar uma palavra sequer. Mas depois de alguns encontros, tornou-se muito divertido, e junto com Oda, mostraram-se crianças empolgadas ao falar de ‘Dragon Ball’ com o sensei, a ponto de deixá-lo com um sorriso envergonhado.

Kishimoto termina a carta com mais agradecimentos.

“Obrigado, Akira Toriyama-sensei, por todos os trabalhos divertidos que você realizou nos últimos 45 anos. E muito obrigado pelo seu trabalho duro. Temos certeza de que os demais familiares ainda estão profundamente feridos. Por favor cuidem-se. Rezo para que o Sr. Akira Toriyama descanse em paz”.

 

Sentiremos sua falta sensei

 

O trabalho de Toriyama marcou muitas gerações, e sua partida inesperada nos deixa com um sentimento de tristeza. Entretanto, ele viveu a vida como queria, sem seguir as regras que foram impostas. Então, vamos celebrar o que ele foi em vida e os ensinamentos que nos deixou. 

Levantem as mãos e façam a genki dama para iluminar o caminho do sensei em sua próxima aventura.

 

Meu alegre coração palpita

Por um universo de esperança

Me dê a mão, a magia nos espera

Vou te amar por toda minha vida

Vem comigo por este caminho

Me dê a mão, pra fugir desta terrível escuridão”