entrepay-logo
Search Icon
Nova Cena

Séries

Paula Ramos 27/03/2024

Nova Cena: Netflix anuncia seu primeiro reality musical brasileiro de rap e trap

Nova Cena é o primeiro reality musical brasileiro da Netflix, que já está em produção pela plataforma de streaming. A versão nacional segue o formato do reality norte-americano Rhythm & Flow (Ritmo e Fluxo, em tradução livre), com grande força documental, autêntica e focada nas histórias dos participantes que se enfrentam para descobrir quem é o novo nome da cena de rap e trap do Brasil. Quem vencer ganha R$ 500 mil para deslanchar sua carreira musical e uma participação na 5ª temporada de Sintonia.

O júri de Nova Cena é composto pelos artistas Djonga, de Belo Horizonte, Filipe Ret, do Rio de Janeiro, e a dupla de irmãs Tasha & Tracie, de São Paulo, de forma a deixar a decisão imparcial no final. A apresentação do programa ficará por conta do rapper Kamau e quem ficará responsável pelo som é a DJ Miya B. A série é uma produção da Endemol Shine Brasil, com direção de Cacá Marcondes e co-direção de Fábio Ock e Maristela Mattos. As gravações estão a todo vapor.

Foto: Divulgação/Netflix

O lançamento de Nova Cena

A Netflix decidiu apostar em um formato original do streaming e que já fez sucesso anteriormente com outras produções. Para isso, o estúdio vai criar a versão brasileira do reality Rhythm & Flow, adaptando para o formato da plataforma de streaming e também do público brasileiro. A decisão da empresa vai na contramão do que se esperava, uma vez que há uma baixa dos reality shows musicais, que perderam força nos últimos anos. O The Voice Brasil (2012-2023) foi cancelado pela Globo, enquanto o Canta Comigo, da Record, lida com uma frequente queda de audiência.

Em Nova Cena os cantores terão sua história de vida exposta em formato documental nos episódios e ao longo dos mesmos precisarão se enfrentar em competições musicais. Eles ainda passarão por provas de composição de letras, batalhas e apresentações solo. As provas serão julgadas primeiro pelos jurados, que verão as apresentações antes, para em seguida serem expostas a uma plateia.

O vencedor da competição levará para casa R$ 500 mil, que poderão ser investidos em sua carreira musical. Além disso, também proporcionará ao ganhador a chance de alavancar sua carreira, oferecendo uma participação em uma das produções brasileiras de maior sucesso na Netflix: Sintonia. O Nova Cena chega a Netflix junto com Estrela da Casa, o novo reality musical da Globo que traz um formato semelhante ao Fama.

Nova Cena

Foto: Divulgação/Netflix

Nos EUA, o Rhythm & Flow tem como jurados os rappers Cardi B, Chance the Rapper e TI. Também participaram como juízes os convidados Snoop Dogg, Quavo, DJ Khaled, Ty Dolla$ign, Twista, entre outros. O formato original Netflix fez tanto sucesso que a plataforma encomendou as versões italiana e francesa.

Sobre a Netflix

A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São mais de 260 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento, então não perca a estreia de Nova Cena.

Sobre a Endemol Shine Brasil

A Endemol Shine Brasil é uma divisão da Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo independente do mundo. A Endemol Shine Brasil cria e produz conteúdos de não ficção, ficção e documentários para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, incluindo a produção e a distribuição de títulos como MasterChef, The Masked Singer, Canta Comigo, Rolling Kitchen, Casamento às Cegas, The Bridge Brasil, Queen Stars Brasil, Big Brother Brasil, No Limite, Xuxa – O Documentário, dentre outros.

Além disso, produz formatos de branded content também para todas as plataformas, como Cabelo Pantene, Ilhados com Beats, Onix Music Trip, TeleKwai e outros. A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.