entrepay-logo
Search Icon

Filmes

Lucas Müller 28/02/2024

O que você precisa lembrar antes de assistir Duna: Parte 2?

Falta pouco tempo para os fãs finalmente conhecerem a história de Duna: Parte 2, com a esperança de termos ainda mais histórias para serem contadas, além de um aprofundamento maior no que o primeiro filme nos trouxe. 

Com a aguardada estreia de Duna: Parte 2, os fãs anseiam por mais uma imersão nesse universo, principalmente pela história prometer novas reviravoltas e aprofundar ainda mais os temas apresentados na primeira parte. Pensando nisso, decidimos reunir algumas das principais informações que você precisa ter na cabeça quando for aos cinemas assistir à sequência. Como qualquer ficção científica, o cenário aqui é um momento onde o planeta Terra já foi extinto, incluindo o uso de máquinas e qualquer tipo de tecnologia.  

No centro de todo esse universo de Denis Villeneuve está o modesto e nada moderno Arrakis, o famoso planeta desértico. E por falar no centro da história, temos Paul Atreides, o protagonista interpretado por Timothée Chalamet, cujo pai, o Duque Leto, toma o poder de Arrakis. 

Mas por que um planeta desértico seria importante em Duna? É lá que há a famosa especiaria mélange, um produto produzido pelos vermes de areia que vivem soterrados. 

Assim como em muitas produções de sucesso que envolvem problemas entre famílias, como Game of Thrones, o enredo de Duna começa no momento em que os antigos donos de Arrakis, a família Harkonnen, decide se vingar por perder a posse do planeta. 

Com toda a guerra entre os Atreides e os Harkonnen, Paul e sua mãe Jéssica precisam fugir e acabam sendo resgatados pelos Fremen, uma tribo que vive no deserto. É então que tudo se confunde mais quando Paul é tratado pela tribo como uma espécie de messias que um dia viria para salvá-los. Na história, ele é chamado de Lisan Al-Gaib. 

Duna também tem sua história cercada pelas Bene Gesserit, uma seita ancestral de mulheres que influencia a política, a religião e a filosofia do Império. A mãe de Paul faz parte do grupo, que age em silêncio há centenas de anos. Depois de um treinamento rigoroso, elas passam a ter certas habilidades com o corpo, como poder escolher o gênero dos filhos, saber quando alguém está mentindo e decifrar intenções. O casamento entre a mãe de Paul e o Duque Leto foi planejado pelas Bene Gesserit, que buscavam o nascimento de uma menina. Entretanto, Jessica quis dar um herdeiro ao marido depois de se apaixonar por ele. Paul cresceu com enorme talento e depois de treinamento, entrou no radar do grupo de mulheres. 

O segundo filme deve começar a contar de fato a história de Frank Herbert. O primeiro nos apresentou aos personagens e ao universo, mesmo que a sequência traga novas adições de peso ao elenco. 

Feyd-Rautha (Austin Butler) é sobrinho do Barão Harkonnen e o vilão principal de Duna: Parte 2. Ele é caracterizado como psicótico e perigoso, além de ser a opção de seu tio para ser seu sucessor e governante de Arrakis. Irulan (Florence Pugh) é uma Bene Gesserit, filha do Imperador Shaddam IV (Christopher Walken) e, portanto, princesa do Império.

Lady Margot (Léa Seydoux) vem da família Fenring, outro nome importante na história. Assim como a princesa Irulan, também é uma Bene Gesserit. Seu papel pode ser um pouco diferente do que é contado no livro. Em Duna: Parte 2, ela se mostrará como uma espiã e força catalisadora para a intriga política de todo o cenário.

Duna: Parte 2 chega aos cinemas em 1º de março.